ORGANIZAÇÃO
A Associação AMA A VIDA (Amor, Missão, Ajuda, Voluntariado, Igualdade, Dignidade e Amizade) nasceu, a 12 de agosto de 2019, de um sonho e do facto de se saber que há sempre algo mais que podemos fazer pelo mundo e pelas pessoas.
A Presidente da AMA A VIDA já realizou 12 Missões de Voluntariado em vários países (Moçambique, Cabo Verde, Angola, Argentina), 4 destas a colaborar com outro grupo e 8 a título pessoal. Por isso mesmo, e por outros também terem o desejo de partir em Missões de Voluntariado, surgiu a vontade e a ideia de criar esta Associação.
Como organização não governamental, a sua missão é contribuir para o desenvolvimento e cooperação em áreas como a educação, cultura, saúde, proteção e defesa do ambiente, integração social e comunitária, desenvolvimento rural, reforço da sociedade civil, ajuda humanitária e de emergência.
Cada ser humano pode e deve contribuir para um mundo melhor, uma sociedade mais participativa, solidária, inclusiva, democrática e humana.
O povo “MBya Guarani” vive na “Província de Missiones”- Argentina e está a passar por momentos cruciais na sua historia. Os Guarani têm sofrido ao longo dos anos, e continuam a sofrer, devido à usurpação das terras, ficando sem teto para viver e sem selva para recolher o seu alimento.
Com a Missão “Leos on the Road – Uma Missão em Guarani”, iremos dar apoio a algumas aldeias Guarani, sendo a nossa maior preocupação promover a educação, saúde, sustentabilidade, direitos humanos e desenvolvimento. Temos como objetivo dar formação em todas estas áreas, sempre com a supervisão da responsável Irmã Blanca Estela que já trabalha com o Povo MBya Guarani há vários anos.
A presença de todos os voluntários servirá também para motivar outros jovens da Província de “Missiones”, e de todo o País, a darem as mãos a este povo que tanto precisa e a darem continuidade ao projeto que agora estamos a iniciar. É importante abrir horizontes aos jovens portugueses que vão partir e, acima de tudo, ser um motor de arranque para outros leos da Argentina, e do mundo, para abraçarem esta causa.
Levamos o que de melhor cada um tem, na certeza que traremos o Povo MBya Guarani no coração .
O povo de Guarani (que, no seu dialeto oficial, significa ”guerreiro”) é uma tribo nómada, com forte ligação espiritual à música e à natureza, constituída por aproximadamente 280.000 pessoas, sendo uma das mais representativas etnias indígenas da América do Sul, abrangendo os territórios nacionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil. Este povo vive em aldeias isoladas, sendo um delas a aldeia de Missiones, em Porto Rico (Argentina) .
Nos últimos 500 anos, desde o processo de colonização europeia, praticamente todas as terras Guarani foram ocupadas. As suas tribos passaram a viver em pequenas reservas sobrelotadas, onde a destruição da floresta impossibilita as práticas de pesca e agricultura de subsistência. Desde 1960 até 1990, a sua tribo não era reconhecida pelo governo argentino e as suas aldeias eram vendidas, pondo em risco a sua sobrevivência. Após muitos anos de luta, e com o apoio de algumas entidades, os seus direitos foram reconhecidos, contudo estão ainda muito longe do que é necessário para permitir uma vida digna .